NOTÍCIAS
Voluntários do RESTOLHO recuperam 560 kilos de fruta
04-07-2017

 

Restolho: acções de voluntariado contra o desperdício alimentar

 

O combate ao desperdício alimentar é um imperativo de cidadania, tanto por razões sociais, como ambientais. Esta ambição exige um esforço concertado de toda a sociedade e cada um pode assumir a sua responsabilidade.

As estatísticas indicam que só em Portugal 17% dos alimentos são desperdiçados e que, por ano, 324.000 toneladas de alimentos acabam no lixo. 

Com o programa Restolho - que remete para uma prática ancestral de agricultura - é possível recuperar excedentes da agricultura, que passam a ser recolhidos para doação, graças a voluntários mobilizados pela Bolsa do Voluntariado da ENTRAJUDA e com o empenho extraordinário da Agromais, parceiro estratégico deste projeto.

 

restolho 2017

 

Ao longo dos últimos anos, têm sido realizadas várias as acções de Restolho nos campos do Ribatejo. Só no primeiro semestre de 2017, para além de sessões de informação em sala, o RESTOLHO já “levou” ao campo cerca de 300 voluntários (todos provenientes de empresas, instituições e escolas), que colheram perto de 12 toneladas de produtos hortícolas, doadas aos Bancos Alimentares da respectiva região e através destes ajudando muitas famílias com necessidades alimentares.

Também a Parques de Sintra tem incentivado a recolha de laranjas nos jardins do Palácio de Queluz e durante o ano de 2017 já foram recuperados 560 kilos de fruta.

 

 

Para mais informações contactar a ENTRAJUDA ou visitar o site: https://www.restolho.org/

Desenvolvido por PrimeIT