>

SAÚDE SOLIDÁRIA

Cadeia de médicos em diversas especialidades

A área Saúde Solidária propõe a criação de uma cadeia de médicos em diversas especialidades que, a título voluntário, se disponibilizam para acompanhar, de forma continuada e durante um período de tempo estabelecido, pacientes carenciados propostos por instituições apoiadas pela ENTRAJUDA.

PEDIDO DE APOIO

"Dr. Risadas"

dr--risadas--pg-11.png

Em parceria com a Associação Mundo a Sorrir

Pretende proporcionar o acompanhamento gratuito e continuado na área da saúde oral a crianças e jovens entre dos 3 aos 16 anos, que frequentem ou não o ensino oficial, e a grávidas desprotegidas.

O desenvolvimento deste projeto passa:

  • Pela constituição de uma cadeia de higienistas orais e estudantes finalistas do curso de Medicina Dentária, disponíveis para levar a cabo ações de sensibilização junto dos responsáveis e utentes das instituições de solidariedade social que apoiam essas crianças e grávidas e que farão o seu acompanhamento e diagnóstico.
  • Pelo encaminhamento, sempre que seja diagnosticada essa necessidade, dessas crianças para médicos especialistas que aceitaram fazer parte da cadeia de solidariedade, assegurando um tratamento gratuito continuado da mesma criança durante um período de três anos.

"Diabetes Controlada - Saúde Equilibrada"

diabetes-controlada.jpg

Pretende identificar e assegurar o acompanhamento gratuito e continuado de utentes com diabetes comprovadamente carenciados (adultos com mais de 40 anos), apoiados por instituições de solidariedade social selecionadas pela ENTRAJUDA. É assegurado o aconselhamento especializado através de ações de sensibilização aos responsáveis  e técnicos das instituições de solidariedade social que os apoiam.

 

arte-final-poster-a2.jpg

"A Postos para a Escola"

a-postos-para-a-escola.jpg

Veja aqui o filme

  • Objetivos: Realizar rastreios oftálmicos, auditivos e dentários a crianças de 5 anos que frequentem o pré-primário em instituições de solidariedade social (apoiadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome e ENTRAJUDA) de forma a detetar deficiências e evitar um eventual insucesso escolar no 1º ano do ensino básico por motivos ligados a má visão ou audição, e a problemas de saúde oral.
  • Destinatários: crianças de 5 anos inscritas em IPSSs apoiadas pelo Banco Alimentar Contra a Fome e ENTRAJUDA, do concelho de Lisboa, a frequentarem o ensino público no pré-escolar.

O desenvolvimento deste projeto passa pela organização de rastreios sistemáticos efetuados por 2 profissionais de saúde - Enfermagem e Audiologia - com recurso a equipamento apropriado. Estes irão deslocar-se às Instituições de Solidariedade Social onde as crianças serão observadas. 

Os resultados dos 3 rastreios efetuados, após registados em fichas próprias que irão constar do processo individual de cada criança, serão enviados aos pais/encarregados de educação, a quem será de imediato facultada orientação no encaminhamento das crianças que o necessitem, para médicos especialistas.

Portugal tem uma taxa de insucesso escolar das mais elevadas da Europa. Do trabalho no terreno tem sido constatado que algumas das crianças têm deficiências auditivas e de visão, sem que as famílias se apercebam, fator que provoca ou acentua os maus resultados escolares e contribui para reduzir a auto-estima e o gosto por aprender, essencial no primeiro ano do ensino básico.

Consulte aqui o Resumo Executivo

Consulte aqui o Relatório Final

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.